B I O G R A F I A

Pablo Marquine é um músico inquieto, criativo, e sensível, reconhecido internacionalmente. Ele é pianista, compositor, pesquisador e produtor musical. Iniciou seus estudos ao piano ainda criança aos 5 anos de idade e teve como percurso musical instituições renomadas do Brasil, como a Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), onde cursou o técnico em Piano Erudito, e a Universidade de Brasília, onde cursou Bacharelado em Piano, Bacharelado em Composição e Mestrado em Musicologia no Programa de Pós-graduação no Departamento de Música. Atualmente cursa o Doutorado (Philosophical Doctor) na University of Florida, EUA.

Pablo Marquine ingressou aos 11 anos de idade na Escola de Música de Brasília (CEP- EMB), aos 12 anos de idade iniciou seus estudos na classe de piano de professora Aglaia Souza.Cursou o técnico em Piano Erudito e se formou na classe da renomada pianista Alda de Mattos. Logo no primeiro ano, teve a oportunidade de interpretar alguns prelúdios de Claudio Santoro, momento no qual, apaixonou-se por sua música. Devido ao intenso metiê musical, teve a oportunidade de ser orientado em Harmonia e Contraponto por Marden Maluf, intru-

mentação e Orquestração com Dr. Lincoln Andrade, Demétrio Bogéa entre outros. Enquanto aluno de destaque da presente instituição, foi convidado para participar como solista dos principais eventos referente ao piano, destacando-se a Semana Internacional Villa-Lobos e a Semana Internacional Chopin. Também foi convidado, devido ao mérito, pelo Maestro Levino de Alcântara a estrear o piano de sua cidade com o Concerto em Dó M para piano e orquestra de Muzio Clementi.

 

Pablo Marquine iniciou seus estudos na Universidade de Brasília ainda aos 17 anos de idade, quando ingressou no Bacharelado em Composição e graduando-se na classe de Dr. Jorge Antunes. O curso de composição foi imprescindível para dar vazão a sua inquietude e necessidade de se expressar como artista e criando canções, concertos, obras solos e outras diversas mais. Dois anos após o ingresso no curso de Composição, Pablo Marquine ingressou no Bacharelado em Piano Erudito, no Departamento de Música da Universidade de Brasília, na classe do renomado pianista Dr. Vitor Duarte, onde se formou mais tarde na classe de Me. André Frasunckiewicz. Durante os anos de estudo nessa instituição de ensino, sua capacidade como músico foi ampliada ao ter contato com a Regência, orientado por Dr. David Junker e pela criação do Duo Brasiliano, orientado concomitantemente por Beatriz Magalhães Castro e André Sinico. Um duo de piano e flauta, considerado um dos melhores trabalhos de sua geração, junto a flautista Sammille Bonfim, finalista e premiado em concursos. Durante a sua gradução em música, Pablo Marquine teve contato com o Acervo de Cartas de Claudio Santoro, onde trabalhou com a correspondência pessoal do compositor, e foi a inspiração para investigar profundamente a obra para piano de Claudio Santoro em sua pesquisa de mestrado. Pablo Marquine também se especializou na Suíça, sob a orientação do professor André Tribuzzi.
 

O Mestrado em Musicologia, realizado na Universidade de Brasília, possibilitou um contato ao mesmo tempo com o estudo musicológico e a performance da obra para piano solo de Claudio Santoro. O principal intuito foi compreender, por meio de cada momento estético do compositor, como Santoro produziu efeito de significado e sentido em suas obras. Para tal, foram escolhidas obras que representassem os seguintes momentos estéticos: obras de primeira fase, orientadas pelo serialismo dodecafônico; obras de segunda fase, período de transição entre o serialismo e o nacionalismo; obras de terceira fase, período nacionalista; obras de quarta fase, período de um serialismo complexo, aleatoriedade, obras eletroacústicas e a busca por um discurso musical singular. Paralelamente, Pablo Marquine teve a oportunidade de homenagear o compositor com a criação de edições inéditas das obras que ainda estavam em manuscrito.


Atualmente, Pablo Marquine cursa o PhD em Musicology e está em fase de divulgação da música brasileira para piano solo no âmbito nacional e internacional.

Título Grande

M U S I C O L O G I A

Pablo Marquine é Doutorando em Musicologia na University of Forida. Pablo Marquine acredita numa perspectiva fenomenológica da Musicologia, onde a pesquisa é consubstanciada pela percepção do pesquisador na análise musical sob os âmbitos histórico, da obra musical e da performance. Pablo Marquine tem como tema de sua tese a Obra completa Para Piano de Claudio Santoro. Recentemente lançou o primeiro álbum "Claudio Santoro: Obra Completa para Piano. Volume 1 - Prelúdios"

M Ú S I C A  CONTEMPORÂNEA

Pablo Marquine tem a missão de divulgar e compartilhar a música contemporânea para piano no âmbito nacional e internacional. Ele tem interpretado e recebido obras de diversos compositores ao redor do mundo. Para ter sua obra apresentada e/ou estreada, entre em CONTATO